Oradores Convidados
Cláudia Pinto Ribeiro
Faculdade de Letras da Universidade do Porto e CITCEM
A cápsula do tempo. Quando o Presente encontra o Futuro.
Se entendermos a narrativa como a operação mental que dá sentido às coisas, à vida, às permanências e às mudanças, então, teremos de concordar que nós só pensamos quando escrevemos. O desenvolvimento desta “competência humana de produção de sentido” é causa e consequência do indivíduo que sabe situar-se historicamente e que percorre o caminho da construção do pensamento histórico para alcançar patamares elevados, de forma célere e consistente.
Este é, também, o caminho dos historiadores, “cujo ofício é lembrar aquilo que os outros esquecem, tornam-se mais importantes do que nunca” (Hobsbawm, 1994: 12), na medida em que são também responsáveis pelo conteúdo que vai ser lembrado.
Foi este o desafio que colocámos a alunos dos 5.º, 6.º e 12.º anos: o que é que querem que seja lembrado daqui a trinta anos? Se pudessem escrever uma carta ao Futuro, que “vida de todos os dias” é que tinham para lhe contar? Respondendo ao nosso desafio, foi possível recolher as narrativas escritas pelos nossos “historiadores do tempo presente”, testemunhos de quem olhou ao seu redor e, situando-se no seu tempo, operou um recorte para oferecer à posteridade, numa caixa de acrílico, selada e colocada debaixo de sete palmos de terra.
Elsa Pacheco
Faculdade de Letras da Universidade do Porto
O espaço no(s) tempo(s) da Geografia
Esta intervenção perspetiva a Geografia enquanto área científica que se ocupa do espaço fragmentado pelo tempo. Ilustramos este percurso com alguns exemplos até chegarmos aos nossos dias. Aqui, faremos zoom in nas Aprendizagens Essenciais definidas para a disciplina de “História e Geografia de Portugal” ministrada no 2º ciclo do EB, para elaborar uma leitura crítica sobre o plano de estudos, nomeadamente, sobre a adequação dos conteúdos geográficos ao espaço que lhe é conferido nos tempos de hoje.
Marlene Cainelli
Universidade de Londrina
A Educação Histórica como possibilidade de mudança teórica e metodológica na forma de ensinar História no Brasil
A educação histórica considera a natureza do conhecimento histórico e as possibilidades de uma formação humanista que compreende o mundo para além do seu tempo e de seu espaço, entendendo os homens em suas épocas e em seus esforços de viverem suas histórias. Pretendemos debater nesse evento como as contribuições da educação histórica em aulas de História no Brasil se efetivaram na valorização dos conhecimentos prévios, no trabalho com fontes divergentes, na reestruturação do conceito de conteúdos substantivos com a inclusão dos conteúdos de segunda ordem possibilitando uma formação histórica menos pautada na instrumentalização de objetivos. Ainda pretendemos discutir o argumento de Chapman que temos enquanto historiadores a responsabilidade pelo que vai ser lembrado em nossa sociedade, em nosso caso, o que será ensinado em aulas de História.
Ana Isabel Ponce Gea e María Luisa Rico Gómez
Universidad de Alicante
La memoria como patrimonio: construcción democrática desde la voz del docente
En el contexto de la legislación educativa española, desde los años 70, delimitamos como objetivo de la investigación analizar las dificultades-problemáticas que ha tenido la práctica docente para formar, desde la escuela, en valores democráticos. Para ello, realizamos un estudio de caso múltiple, con nueve docentes jubilados, atendiendo a distintas metacategorías relevantes para el propósito: rol de la legislación y Administración; relación escuela-sociedad; metodologías y prácticas; formación y actitud del profesorado; y currículo escolar. En nuestra intervención, prestaremos especial atención a la cuestión curricular y el papel de distintas materias, como la Historia, en la conformación de identidades.
Luís Alberto Alves
Faculdade de Letras da Universidade do Porto
A Educação Histórica e os desafios do Futuro
A Educação Histórica foi-se construindo na confluência de vários saberes, mas também nos contributos de vários quadrantes científicos. A capacidade sincrónica de sintetizar e aproveitar os contributos do construtivismo, da epistemologia do saber histórico, da contextualização das várias ciências sociais, das metodologias de análise de dados, qualitativas e quantitativas, intensivas e indutivas, da Psicologia Cognitiva, mas também de assumir sempre a fluidez pós moderna de algo em permanente construção, permitiu-lhe hoje estar na base da construção de um novo conhecimento histórico, de patrocinar uma nova Didática, de garantir uma outra função social para o saber histórico. Hoje respeitar esta herança terá de ser contribuir para um Ensino de História de Qualidade criando os fundamentos para o Desenvolvimento de competências para uma cultura da Democracia apostando em conhecimentos com compreensão crítica, capacidades e valores que promovam atitudes em linha com os grandes desafios da contemporaneidade e distopicamente precavendo aqueles que os nossos destinatários – professores em formação ou estudantes – terão de enfrentar.
Ana Isabel Moreira
CITCEM
De hoje para amanhã
Percebemos, agora mais do que nunca, que contribuir para a formação de crianças e jovens esclarecidos, questionadores e responsáveis tem de ser parte inequívoca da nossa prática enquanto educadores e professores.
A realidade incerta, desafiadora, complexa, onde nos cruzamos com ameaças antidemocráticas, ações pouco humanistas, opiniões fundadas nas inverdades, exige, de todos e de cada um, um pensamento consciente, competente e capaz de deambular entre tempos diferentes.
Se ao saber sobre História se interligarem aqueles outros saberes mais geográficos, etnográficos, políticos ou culturais, por exemplo, a aprendizagem poderá adquirir contornos multiperspetivados, interdisciplinares, polifónicos e, assim, concorrer para o crescimento de cidadãos que são deste Mundo e das várias nuances que o vão definindo. E talvez com esses propósitos educativos bem traçados, e ponderados, o futuro se possa encarar com otimismo, esperança e expectativas de um conhecimento consequente.
Cristiana Martinha
Universidade do Minho, CEGOT e CITCEM
A Educação Geográfica em tempos de mudança - desafios para a próxima década
Pretende-se com esta intervenção apresentar e debater um conjunto de desafios que serão estruturantes para a Educação Geográfica na próxima década. Os desafios escolhidos para debate são:
1) A Educação Política e a "Educação para a Paz Sustentável" - na medida em que num mundo em constante mudança e conflito (inclusive intra-UE) será de grande relevância avaliarmos e debatermos a educação política e geoestratégica quedamos nas nossas aulas de Geografia de modo a promovermos uma Educação para a Paz Sustentável;
2) O "Conhecimento Disciplinar Poderoso em Geografia" - porque existem conhecimentos geográficos "poderosos" e que a Geografia fornece aos alunos;
3) Tecnologias de Informação Geográfica (TIG) e Pensamento Espacial - onde se destaca a cada vez maior importância das TIG no Ensino da Geografia (e de outras disciplinas) e a sua ligação ao desenvolvimento de um pensamento espacial;
4) Educação para os Riscos e para o Desenvolvimento Sustentável – como elementos de uma preparação de cidadãos ativos e que reflectem sobre o meio onde vivem;
5) "Education for Global Understanding" e o Cidadão Global - que é imprescindível num mundo cada vez mais globalizado e onde há o imperativo de uma educação para a diversidade cultural.
Partindo destes cinco desafios, pretende-se refletir e debater em torno da pertinência do ensino da geografia no futuro próximo bem como que desenvolvimentos teóricos e didáticos o ensino da Geografia terá de fazer em Portugal e no Mundo.
Deste modo, pretende-se que os jovens professores de História e Geografia adquiram consciência destes desafios para poderem a eles dar resposta.
Pilar Molina
Universidad de Córdoba e CITCEM
Interpretación del espacio geográfico y el tiempo histórico en Educación Primaria
La necesidad de formación del profesorado universitario en el siglo XXI es un desafío que influye positivamente en la mejora de las prácticas educativas a partir de problemáticas reales y, por consiguiente, en la comprensión de los conceptos históricos y geográficos. Esta experiencia de innovación docente tiene como objetivo detectar las principales dificultades de enseñanza y aprendizaje del tiempo histórico y del espacio geográfico que tiene el alumnado de tercer curso del Grado de Educación Primaria. Para ello, y desde la asignatura de Didáctica de las Ciencias Sociales, tuvimos la oportunidad de trabajar con un grupo de alumnas/os y analizar las carencias formativas que tienen a la hora de interpretar una etapa de la historia con las concepciones de tiempo y de espacio. La propuesta mostró a un alumnado implicado en mejorar su formación por competencias con la práctica experiencial de diferentes talleres educativos desarrollados en el Museo Arqueológico de Córdoba y el espacio urbano que lo rodea.
Programa
28 de Maio
9h30
Sessão de abertura – moderação de António Loureiro
Intervenções de César Sá, Gabriela Barbosa e Gonçalo Marques
https://videoconf-colibri.zoom.us/j/85492272800
sessão integral: https://www.youtube.com/watch?v=NY0WEEoZLck
10h
1º Painel – Educação Histórica e Geográfica em diálogo(s)
Moderadora: Cindy Quaresma
Cláudia Pinto Ribeiro
A cápsula do tempo. Quando o Presente encontra o Futuro
Elsa Pacheco
O espaço no(s) tempo(s) da Geografia
11h-11h30
Debate
11h30-12h
Pausa para Café
12h
2º Painel – Educação Histórica no espaço ibero-americano
Moderadora: Débora Azevedo
Marlene Cainelli
A Educação Histórica como possibilidade de mudança teórica e metodológica na forma de ensinar História no Brasil
Ana Isabel Gea e Maria Luisa Rico-Gomez
La memoria como patrimonio: construcción democrática desde la voz del docente
https://videoconf-colibri.zoom.us/j/84285690640
sessão integral: https://www.youtube.com/watch?v=QcjMtQz9i1Q&t=801s
13h-13h30
Debate
14h30
1º Painel Didático: Propostas de Educação Histórica e Geográfica
Moderadora e comentadora: Liliana Fernandes
Apresentação do relatório de Prática de Ensino Supervisionada de João Pedro Brandão
Apresentação de propostas pedagógicas das alunas do 1ºano: Cindy
Quaresma, Débora Azevedo e Mariana Carvalho
https://videoconf-colibri.zoom.us/j/87820494321
sessão integral: https://www.youtube.com/watch?v=lcQj6TlAIuc&t=2307s
15h30-16h
Debate
16h
2º Painel Didático: Propostas de Cidadania Global
Moderadora e comentadora: Mariana Carvalho
Apresentação dos relatórios de PES de Jéssica Tavares e Daniela Caramalho
Propostas de aula-oficina de Patrícia Paço e de Liliana Fernandes
https://videoconf-colibri.zoom.us/j/87082293179
sessão integral: https://www.youtube.com/watch?v=_A230lShKkE
(inclui encerramento)
17h30-18h
Debate
18h
Conclusões do 1º dia de trabalho (Catarina Sá Azevedo)
29 de Maio
10h
3º Painel – Educação Histórica e os desafios do futuro
Moderadora: Inês Ribeiro
Luís Alberto Alves
A Educação Histórica e os desafios do Futuro
Ana Isabel Moreira
De hoje para amanhã
https://videoconf-colibri.zoom.us/j/88328502415
sessão integral: https://www.youtube.com/watch?v=Kg4WvYv9SiI
11h-11h30
Debate
11h30-12h
Pausa para Café
12h
4º Painel – Cruzando a História e a Geografia: propostas didáticas
Moderador: Luís Ferreira
Cristiana Martinha
A Educação Geográfica em tempos de mudança - desafios para a próxima década
sessão integral: https://www.youtube.com/watch?v=UfKss6kA9sY
Pilar Molina
Interpretación del espacio geográfico y el tiempo histórico en Educación Primaria
sessão integral: https://www.youtube.com/watch?v=K_11uXvO3AA
13h-13h30
Debate
14h30
3º Painel Didático: Cruzamentos de Olhares e Fontes
Moderadora e comentadora: Mariana Rocha
Apresentação dos relatórios de PES de Cristiana Leite, Vera Lário e Teodoro Freitas
https://videoconf-colibri.zoom.us/j/82611688057
sessão integral: https://www.youtube.com/watch?v=mjcuwSoE32Y
15h30-16h
Debate
16h
4º Painel Didático: Experiências pedagógicas em HGP
Moderadora e comentadora: Cristiana Dinis
Apresentação do relatório de PES de Célia Ferraz e Cláudia Rolo
Apresentação de proposta pedagógica de Catarina Azevedo
Apresentação do projeto O(s) Mundo(s) da Educação Histórica, desenvolvido pelas alunas da turma do 2º ano do Mestrado
https://videoconf-colibri.zoom.us/j/85149086952
sessão integral: https://www.youtube.com/watch?v=LWQQav9J-EI
(inclui conclusões e encerramento)
17h30-18h
Debate
18h
Conclusões do 2º dia de trabalho - Catarina Vieira e Ana Gonçalves